Álvaro Nicoli Junior (41) 3308.6410 - (41) 9636-5286 ..........QUEM SOMOS........... NOSSO PROJETO .......... Bem vindo! ...

terça-feira, 8 de maio de 2012

Conselho de Saúde ou de Favores ?


CONSELHO DE FAVORES
Controle Social de Saúde, a Voz dos seus Atores
Um livro do Pesquisador André Pereira Neto

A Proposta do Sistema Único de Saúde seria o Controle Social, ou seja a sociedade controlando o Estado propondo as prioridades para a área de Saúde...Infelizmente entrevistando os Representantes dos Usuários de Saúde eleitos em 3 capitais importantes do Brasil, foi verificado que o que os motiva muitos deles em participar desta instancia é a troca de favores com gestores, prefeitos e secretários de saúde.

Favores estes, como carros, empregos, viagens, etc...Ou até mesmo uma antecipação de qualquer cirurgia, furando a fila...pra ele, para um amigo...muitas vezes recorrendo a um politico e assim formando uma cadeia de favores...o que surpreende é a naturalidade como se trata essa 'venda' de vagas...como uma prática perfeitamente normal.

Triste é essa cultura politica patrimonialista que torce uma função nobre, em que um cidadão que ocupa um cargo público o utiliza para tirar um benefício privado!!!! E assim nós cidadãos ficamos reféns do serviço privado por conta de um Controle Social de Saúde precário!!!!

Vale a pena ver esta entrevista...Acredito que isto na verdade não seja uma surpresa mas sempre é bom mostrar conteúdos que nos lembrem o quanto estamos longe de ter uma sociedade mais justa e igualitária!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário