Álvaro Nicoli Junior (41) 3308.6410 - (41) 9636-5286 ..........QUEM SOMOS........... NOSSO PROJETO .......... Bem vindo! ...

Projeto




“Projeto Rede Consciente”


Justificativa

Segundo o manifesto da UNESCO “liberdade, prosperidade e desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais”. Eles são alcançados somente através da capacidade de cidadão bem informados para exercerem seus direitos democráticos e terem papel ativo na sociedade. O Centro Cultural, porta de entrada para o conhecimento, proporciona condições básicas para a aprendizagem permanente, autonomia de decisão e desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais.
A informação, desde os primórdios da civilização, é a matéria prima do processo de desenvolvimento do homem e das nações. Hoje, mais do que nunca, a capacidade de obter informação e gerar conhecimento é fator fundamental na sociedade contemporânea, onde informação é poder. No entanto, cada vez mais crescem as diferenças sociais e econômicas entre os que possuem informação e aqueles que estão destituídos do acesso a ela.
Dentro deste contexto é válida a formação de um grupo social que contribua para que esta situação não se acentue ainda mais e que a oportunidade seja oferecida a todos. Pensando nisso, o Projeto Rede Consciente nasceu da necessidade no ponto de vista desse grupo social, pais, mães, bem como a sociedade num todo para se fazer cumprir de uma maneira eficiente o convívio social de nossos filhos, criando um Centro Cultural local a fim de incentivar o interesse à Cultura e a conscientização da Educação, Respeito, Solidariedade e Fraternidade formando cidadãos dignos e na seqüência uma sociedade mais justa e consciente.
Em face de ampla gama de usuários em potencial que por princípio o Centro Cultural deva atender e a diversidade de seus serviços e recursos desejáveis de serem oferecidos por esta instituição deve-se dividir a população em grupos definidos de acordo com suas afinidades e assim planejar e implantar serviços especiais com o objetivo de melhor atendê-la.
O Projeto Rede Consciente propõe a criação de um espaço com salas direcionadas a encontros sociais nas mais diversas áreas, promovendo cursos de teatro, música, pintura, artesanato, desenho e outros conforme necessidades. Será necessária a criação de uma videoteca com sala de projeção e acervo, palco para apresentações teatrais, laboratório e sala acústica para curso de música e apresentações, ateliê de pintura, laboratório de informática e Biblioteca que será formada a partir da necessidade e sugestões dos usuários, inclusive promovendo campanhas de doação de livros, saraus literários e workshops.


Missões do Centro Cultural

As seguintes missões básicas relacionadas à informação, alfabetização, educação e cultura devem estar na essência dos serviços do Centro Cultural.
Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a mais tenra idade;
Apoiar tanto a educação individual e autodidata como a educação formal em todos os níveis;
Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal;
Estimular a imaginação e criatividade da criança e dos jovens;
Promover o conhecimento da herança cultural, apreciação das artes, realização e inovações cientificas;
Propiciar acesso às expressões culturais das artes em geral;
Fomentar o dialogo intercultural e favorecer a diversidade cultural;
Apoiar a tradição oral;
Garantir acesso aos cidadãos a todo tipo de informação comunitária;
Proporcionar serviços de informação adequados a empresas locais, associações e grupos de interesse;
Facilitar o desenvolvimento da informação e da habilidade no uso do computador;
Apoiar e participar de atividades e programas de alfabetização para todos os grupos de idade e implantar tais atividades se necessário.


Estudo da Comunidade

O sucesso do Centro Cultural poderá ser medido pela resposta que oferece às expectativas e demandas da comunidade, bem como pela sua habilidade em mobilizar apoio dos vários grupos comunitários para o desenvolvimento de suas funções. Seus serviços e espaço físico devem ser planejados visando o desempenho dessas funções e o atendimento das expectativas da comunidade. Esta etapa do estudo da comunidade já é um primeiro passo para a participação e identificação da comunidade com o Centro Cultural.
Existem muitas definições do conceito comunidade. Para efeito do planejamento aqui proposto, considera-se a comunidade um grupo organizado de pessoas que ocupam um determinado espaço geográfico e cujos membros estão em continua relação entre si. Essas relações são determinadas por interesses comuns de produção, tradição, cultura, etc.
A analise da comunidade é, sem duvida alguma, um dos pontos fundamentais do processo de planejamento. As formas de efetuar o estudo ou analise da comunidade são amplas e variadas. Assim é necessário delimitar previamente os métodos e instrumentos que serão utilizados, as informações a serem obtidas e, conseqüentemente, os dados a serem coletados. Este procedimento evitará obter informações desnecessárias, que não serão utilizadas no planejamento.
É importante levar em conta alguns problemas típicos da sociedade moderna e verificar como estes afetam a comunidade local como por exemplo: globalização, desemprego, expansão do numero de trabalhadores e redução de salários, drogas e avanços tecnológicos, etc.
De posse de um perfil demográfico e sócio-cultural da comunidade, podem-se avaliar quais serão as demandas de informação e de serviços a serem oferecidos pelo Centro Cultural.
O estreitamento da relação com a comunidade é fator essencial para o desempenho das funções do centro cultural. É, pois, necessário que os indivíduos reconheçam no Centro Cultural um lugar de encontro da comunidade com seus valores, tradições, história, etc. Também, devem reconhecer que as oportunidades regulares e constantes de ter a cultura inserida no contexto da comunidade ampliam as possibilidades de acesso à informação e de geração e transmissão do conhecimento, ingredientes essenciais para a inserção do individuo na sociedade atual. Por outro lado, alem de meio para a aquisição e transmissão de conhecimento, a cultura é fonte de lazer e de prazer e deve fazer parte do cotidiano de todos os indivíduos, inclusive dos profissionais que atuam nos Centros Culturais, para que possam melhor desempenhar o papel de mediadores da Cultura.


Considerações finais

Com a criação da Rede de Centros Culturais em nossa cidade não haverá duvidas em relação da expressiva melhora no cotidiano de nossa população, propiciando um espaço onde todos poderão usufruir de seus benefícios e assim melhorar a relação entre nossos cidadãos, afinal Cultura é à base da dignidade de todos.


Álvaro Nicoli Junior

(41) 3308-6410   -   (41) 9636-5286




Olá amigos, essa é a disposição do Projeto Rede Consciente na Cidade de Curitiba, serão 10 Centros Culturais e 15 Casas de Cultura que funcionarão da seguinte forma: os Centros Culturais serão os polos do Projeto com a estrutura condizente para as apresentações, grandes eventos gerados através dos cursos culturais que serão desenvolvidos. Já, as Casas de Cultura serão pontos de apoio com estrutura somente para administração dos cursos propostos mas são fundamentais para atender a proximidade que o Projeto propõe para fácil acesso da população local e poderão promover pequenos eventos como feiras e exposições, no entanto, eventos maiores gerados nas Casas de Cultura a partir de seus cursos serão realizados no Centro Cultural mais próximo. Esse número inicial na primeira etapa da inserção do Projeto Rede Consciente ainda é baixo, pois entendemos que devemos criar 01 (uma) Casa de Cultura por bairro afim de efetivamente enfrentar a concorrência com outras atividades menos enriquecedoras, ou até mesmo o primeiro contato dos jovens com as drogas. Não tenho dúvidas de que se trata de uma grande revolução cultural.

Faça parte você também, seja um amigo consciente !!!


Álvaro Nicoli Junior
(41) 3308-6410   -   (41) 9636-5286




  
       

Quer saber mais sobre o nosso projeto?

Deixe seu nome, endereço e telefone que entraremos em contato para lhe fazer uma visita e expor o nosso projeto. Desta forma poderemos também conhecer as suas necessidades e sugestões.

Participe !!! Envie-nos suas informações por e-mail: redeconsciente@redeconsciente.org

6 comentários:

  1. Parabéns !
    Gosteei do projeto, acho que o mundo necessita de gente que tome iniciativa e faça alguma coisa que seja de importancia para todas as idades!
    Quero participar, pena que moro meu longinho !

    ResponderExcluir
  2. salve salve! projeto mto interessante! no bairro alto ainda! dá-lhe dubai! o projeto está em processo de viabilização já?

    ResponderExcluir
  3. Vale lembrar que a Prefeitura de Curitiba tem um projeto chamado Jovem Curitibano voltado para a promoção do protagonismo juvenil, envolvendo a arte, cultura , lazer e esportes. Adilson Bassan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adilson Bassan, a criação do nosso Projeto Jovem Curitibano é anterior a este, devidamente registrado em cartório e tem como foco principal a criação de estrutura física para acomodar nossos cursos voltados à Cultura e que seja de fácil acesso à população. Apesar do mesmo nome, não temos vínculo algum com a Prefeitura. Abçs

      Excluir
  4. O nome deste projeto já existe: http://www.raioxmusica.com/concursodebandas/

    ResponderExcluir