Dentro deste contexto é válida a formação de um grupo social que contribua para que esta situação não se acentue ainda mais e que a oportunidade seja oferecida a todos.
Pensando nisso, o Projeto Jovem Curitibano nasceu da necessidade no ponto de vista desse grupo social, pais, mães, bem como a sociedade num todo para se fazer cumprir de uma maneira eficiente o convívio social de nossos filhos, criando um Centro Cultural local a fim de incentivar o interesse à Cultura e a conscientização da Educação, Respeito, Solidariedade e Fraternidade formando cidadãos dignos e na seqüência uma sociedade mais justa e consciente.
Face a ampla gama de usuários em potencial que por princípio o Centro Cultural deva atender e a diversidade de seus serviços e recursos desejáveis de serem oferecidos por esta instituição deve-se dividir a população em grupos definidos de acordo com suas afinidades e assim planejar e implantar serviços especiais com o objetivo de melhor atendê-la.
O Projeto Jovem Curitibano propõe a criação de um espaço com salas direcionadas a encontros sociais nas mais diversas áreas, promovendo cursos de teatro, música, pintura, artesanato, desenho e outros conforme necessidades, alem de local para atividades físicas, como ginástica, yôga, judô, futebol, e afins. Será necessária a criação de uma videoteca com sala de projeção e acervo, palco para apresentações teatrais, sala acústica para curso de música e apresentações, ateliê de pintura, laboratório de informática e Biblioteca que será formada a partir da necessidade e sugestões dos usuários, inclusive promovendo campanhas de doação de livros e saraus literários.
Segundo o manifesto da UNESCO “liberdade, prosperidade e desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos são valores humanos fundamentais”. Eles são alcançados somente através da capacidade de cidadão bem informados para exercerem seus direitos democráticos e terem papel ativo na sociedade. O Centro Cultural, porta de entrada para o conhecimento, proporciona condições básicas para a aprendizagem permanente, autonomia de decisão e desenvolvimento cultural dos indivíduos e grupos sociais.
Álvaro Nicoli
Muito interessante este projeto !!! Espero que haja êxito nessa empreitada !!! Sucesso !!!
ResponderExcluir